The Planetary Society (Portugal)

"Cosmos é tudo o que existe, existiu, ou existirá..." Carl Sagan

quarta-feira, dezembro 29, 2004

ESPECIAL: Missão Cassini-Huygens a Saturno e Titã

Cassini: uma apresentação...

A sonda Cassini é o mais recente engenho humano enviado para Saturno; anteriormente, 3 outras sondas (fabricadas e operadas pela NASA – National Aeronautics and Space Administration) visitaram ou passaram perto deste misterioso planeta: Pioneer 11 (1979), Voyager 1 (1980) e Voyager 2 (1981).

sonda Cassini

Tudo começou há 7 anos atrás, a 15 de Outubro de 1997, a data da sua partida da Terra a partir do Cabo Canaveral, Kennedy Space Center, Flórida. Foi, logo à partida um momento histórico, pois tratava-se da última grande missão da NASA, antes da implementação da política better, faster, cheaper de Daniel Goldin (administrador da NASA entre 1992 e 2001) que originou missões mais económicas em todos os sentidos. De facto, desde então, mais nenhuma missão conduzida pela NASA teve um orçamento tão elevado e uma dimensão física tão impressionante. Os seus 6000 kgs falam por si e para que fosse possível transportar esta enorme carga em segurança e na máxima rapidez possível, os cientistas e engenheiros da NASA utilizaram uma técnica denominada assistência gravitacional; no fundo, e para que a sonda conseguisse armazenar um forte impulso/balanço para a projectar o mais longe possível, a Cassini girou à volta do Sol duas vezes, fazendo o mesmo em Vénus e, em Agosto de 1999, girou à volta da Terra; prosseguiu e girou à volta de Júpiter em 2000 para, finalmente, dirigir-se para Saturno.


assistência gravitacional
O enorme peso desta sonda também se justifica pela quantidade e variedade de instrumentos e câmaras de pesquisa científica que possuí! São, no total, 12 engenhos científicos para serem utilizados em 27 áreas científicas diferentes e que estudarão várias zonas de Saturno, o seu famoso sistema de anéis e a sua magnetoesfera.
A sonda Cassini começou a ser capturada pelo campo gravitacional de Saturno no dia 1 de Julho de 2004. Durante os 4 anos que vai permanecer ao lado deste gigante planeta, irá realizar 74 órbitas à volta de Saturno e 44 encontros com a lua Titã, bem como outras luas deste planeta.

uma das últimas imagens de Saturno captadas pela Cassini